terça-feira, 5 de maio de 2015

Apresentação aos Estudantes Cotistas

Olá estudantes Cotistas da UFRGS

Somos o Coletivo Negração, um coletivo de jovens negros na UFRGS, porém com perspectivas enormes e muita vontade de lutar pelas pautas da negritude, dentro e fora da universidade.
O marco de nossa criação é o 20 de setembro de 2012 onde junto ao tradicional desfile que acontece em Porto Alegre organizamos um protesto reivindicando uma errata – Povo que não tem virtude acaba por escravizar - ao hino racista do Rio Grande do Sul.
Contudo traçamos para o Coletivo Negração debates muito mais amplos sobre a produção de conhecimento da universidade, para que sirva às demandas do povo negro e trabalhador; debates e ações acerca da PLC 180 que trata das Ações Afirmativas nas universidades federais – conquista do movimento negro e estudantil, mas que ainda não contempla nosso projeto, por isso lutamos! Também um acompanhamento de como esse projeto se desenvolve dentro da UFRGS se tratando da permanência e assistência dos estudantes ingressos pelo sistema de cotas, assim como ao combate ao racismo institucional que oprime negras e negros que frequentam nossa universidade.
As tarefas não são poucas, porém necessárias para uma transformação social, onde não haja racismo ou qualquer tipo de opressão. Nosso coletivo é aberto, realiza reuniões periódicas e espaços e formação. Entre em contato conosco! É o movimento negro se reorganizando com a cara da juventude!
BOX 1 : Vem aí... RODA DE DISCUSSÃO e III SAMBARAU
Um espaço cultural e político de samba e sarau ocupando a universidade
Dia 21 de março, no pátio do Instituto de Psicologia da UFRGS 
Debateremos o tema das Ações Afirmativas e como vem sendo implementada o PLC.180 dentro da UFRGS.

BOX 2: Avisos de Utilidade Pública
Você tem direito a Casa do Estudante, Desconto no RU, Ajuda de Passagem de Onibus, Auxílio Creche, Programa de Bolsas e Estágios... Reivindique seus direitos! Para mais informações:
PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis)
Endereço: Endereço: Av. Paulo Gama, 110 -  Porto Alegre/RS - CEP 90.040-060
Fone: (51)3308-3004 ou 3308-3083

21 de Março...Um marco para a luta da população negra contra o racismo e a discriminação
Há 53 anos, em 21 de março de 1960 cerca de 20mil negros protestavam na cidade de Joanesburgo, África do Sul contra a Lei do passe, uma das expressões do Apartheid, que limitava os locais onde podiam circular. Em protesto marchavam quando duramente reprimidos pelas forças defensoras do status quo. O saldo do massacre foram 189 feridos e 69 negros mortos. Esse dia ficou demarcado como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
Desde então a conjuntura para a existência do negro não mudou, basta lembrarmos o massacre ano passado aos trabalhadores mineiros na mesma África do Sul, no dia 16 de agosto. Ou então o projeto de extermínio da juventude negra em nosso país, que atingiu em 2010 a alarmante estatística de 72 mortes de negros de forma violenta a cada 100mil habitantes, principalmente nas periferias, potencializado pela faxina étnica advinda dos megaeventos esportivos ao nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário